sexta-feira, 11 de abril de 2014

Vendas da nova safra de café avançam pouco no Brasil com incerteza sobre colheita


SÃO PAULO, 10 Abr (Reuters) - As vendas da nova safra de café (2014/15) do Brasil avançaram pouco no mercado físico desde fevereiro, atingindo ao final de março no máximo 17 por cento da produção esperada, em meio a incertezas sobre as perdas decorrentes do tempo quente e seco nos primeiros meses do ano, segundo avaliação da consultoria Safras & Mercado.
"Desde fevereiro as vendas de café novo não avançaram muito", disse o analista associado da Safras, Gil Barabach, explicando que as dúvidas sobre o tamanho da safra que começa a ser colhida em mais algumas semanas deixam os agentes retraídos nos negócios.
O percentual estimado é com base em uma safra hipotética de 49 milhões de sacas de 60 kg, o que indica que cerca de 9 milhões de sacas já teriam sido negociadas, segundo Barabach.
O índice de comercialização da safra nova, segundo o analista, está dentro da média prevista para esta época.
A propósito da colheita deste ano, o analista disse que os trabalhos ainda são muito incipientes, mesmo no café da variedade robusta, que tradicionalmente começa a colheita antes do arábica. Os volumes colhidos ainda não são significativos o suficiente para se determinar um percentual, acrescentou.
"Tem um pouco mais de café conilon (robusta). No arábica, há uma expectativa de que depois do feriado de Páscoa (20 de abril) tenha colheita. No último terço de abril, começam a retirar café do pé", afirmou o analista.
Ele observou que este ano as elevadas temperaturas aceleraram o ciclo do café, o que deve antecipar a colheita em algumas semanas em relação ao período normal.
O analista disse ter informação de posições fechadas para entrega de café vendido da safra nova, e ainda assim de robusta, somente a partir do final de abril e início de maio.
SAFRA 13/14
Já a comercialização da safra 2013/14 avançou fortemente em março, especialmente na primeira parte do mês, quando os preços atingiram o maior patamar em mais de dois anos --na segunda parte do mês as cotações arrefeceram um pouco.
Nesta quinta-feira, o café voltou a atingir máxima de mais de dois anos na bolsa de Nova York, a 2,0780 dólares por libra-peso.
Até o final de março, a Safras registrou vendas de 85 por cento da safra 2013/14, estimada pela consultoria em 52,9 milhões de sacas.
O percentual significa um avanço de oito pontos percentuais na comparação com o número do final de fevereiro.
"A comercialização ganhou ritmo quando os preços estavam bem altos, acima de 2 dólares", afirmou o analista, acrescentando que isso foi suficiente para que o total comercializado se aproximasse do índice de 86 por cento da média histórica para esta época do ano.
Na mesma época do ano passado, produtores brasileiros tinha negociado 75 por cento da produção.
Esse avanço expressivo das vendas do café 13/14, associado a uma safra menor em 14/15, deverá resultar em menor pressão sazonal nos preços quando a colheita deste ano começar efetivamente.
"Isso porque o produtor está mais capitalizado (após vender nas máximas de dois anos) e porque sobrou menos café da safra passada."
Por Roberto Samora 
Reuters+A CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG