quarta-feira, 9 de abril de 2014

País terá silos de sobra em 4 anos, diz ministro


Novo ministro do Mapa diz que País terá silos de sobra em 4 anos e que o CAR - Cadastro Ambiental Rural - estará em funcionamento em até 60 dias.

Sétimo ministro da Agricultura, Pe­­cuária e Abaste­­cimento desde 2003, Neri Geller assumiu a pasta há três semanas disposto a encarar a alta rotatividade do cargo e a pressão de um ano eleitoral. O produtor rural e ex-secretário de Política Agrícola aposta que nos próximos três anos e meio o país vai ampliar em 72 milhões de toneladas a capacidade estática de armazenagem. Também acredita que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) – primeira etapa do Novo Código Florestal – vai funcionar em até 60 dias, após atraso que passa de um ano. Confira entrevista à Gazeta do Povo:
Até que ponto as constantes trocas de cargo no Ministério da Agri­­cultura comprometem a continuidade do traba­­lho na pasta?
Conheço a estrutura do Ministério da Agricultura. Estou aqui há mais de um ano como secretário de Política Agrícola e agora como ministro. Não vou levar em consideração o tempo que permaneceu cada ministro. Vamos fazer a estruturação necessária para que o Mapa continue dando sustentação à produção nacional, independente se eu ficar um mês, dois meses ou um ano.
A limitação orçamentária do governo federal pode comprometer o trabalho do Mapa?
Estamos dando uma atenção especial a este tema, fazendo uma reestruturação dentro do Ministério e organizando a discussão do orçamento imediato. Existe uma emenda de bancada do Senado de R$ 100 milhões para remanejamento de recursos à Defesa Agropecuária. Queremos consolidar isso e ampliar os recursos para as diárias, fiscalização e convênios com os estados.
Quais são as principais prioridades na sua gestão?
Primeiro é continuar a política de crédito, de comercialização e de seguro. Além disso, ações estruturantes serão feitas no estado do Paraná e na região Centro-Oeste, para fazermos uma política forte no sentido de resolver os principais gargalos. Hoje esses gargalos estão alicerçados na liberação de novos defensivos agrícolas e na estruturação da sanidade da defesa animal e vegetal. Conseguir superar esses empecilhos significa maior competitividade para o setor, dando ao país a oportunidade de continuar crescendo em termos de produtividade e também de incorporar áreas degradadas ao sistema de produção de grãos.
O senhor disse que planeja ampliar a oferta de crédito para investimentos em armazenagem. Qual a garantia de que a demanda por esse recurso continuará aquecida?
Acreditamos que vamos chegar aos R$ 25 bilhões nos próximos três anos e meio, tendo em vista que já se passaram oito meses desde o início do Plano [Agrícola e Pecuário] e os produtores têm respondido positivamente. Temos um déficit de quase 40 milhões de toneladas em armazenagem e essa linha de crédito vem para acrescentar 72 milhões de toneladas em capacidade estática privada. Temos a convicção que esta demanda vai continuar porque a taxa de juros é atraente, assim como o prazo de carência.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é a primeira etapa na implantação do novo Código Florestal, ainda não saiu do papel. Como o Mapa avalia essa questão?
Nós estamos trabalhando para resolver esse assunto em até 60 dias. Estamos com a minuta de decreto do Ministério da Agricultura fazendo alguns ajustes. Fizemos uma reunião na Casa Civil, com a equipe técnica do Mapa e do Ministério do Meio Ambiente, justamente para consolidar a proposta. Este é um dos focos da minha gestão enquanto ministro: implementar o Código Florestal e dar segurança jurídica ao produtor.
Fonte: Igor Castanho, da Gazeta do Povo 
CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG