quarta-feira, 10 de julho de 2013

Café: Ministério da Agricultura não dá previsão para leilão de Pepro


Enquanto o governo liberou hoje R$700 milhões para sustentar os preços do milho, os produtores de café se encontram em situação desanimadora. O preço mínimo definido para o café arábica (R$307,00) não cobre os custos de produção, o que vem trazendo prejuízo para a cafeicultura.
O Ministério da Agricultura, através de sua assessoria de imprensa, informou que não há previsão de leilões de Pepro para aliviar o bolso do produtor. A proposta está em estudo com o Ministério da Fazenda, mas não possui nenhuma definição até o momento.
No mercado internacional, a situação do café também é complicada. Em junho, segundo relatório nesta segunda-feira (08) divulgado pela Organização Internacional do Café (OIC), os preços do grão cairam para os níveis mais baixos desde setembro de 2009.
O preço composto da OIC recuou para 117,58 cents por libra-peso, enquanto o mês anterior trazia um preço de 126,96, o que representa uma queda de 7,4%. Segundo a organização, as cotações foram derrubadas pelas incertezas sobre as perspectivas macroeconômicas, uma vez que o mercado está bem abastecido com o grão. Os preços das commodities também declinaram ao longo do mês passado, devido a notícias negativas da China e dos Estados Unidos.
Durante os primeiros oito meses do ano cafeeiro 2012/13, o Brasil exportou 22,75 milhões de sacas, um aumento de 9,7% em relação a 2011/12, quando foram exportadas 20,74 milhões de sacas. O café robusta subiu de 29,59 milhões de sacas para 27,70 milhões de sacas, um aumento de 10%.
A OIC aponta que a evolução dos preços atuais diminui o incentivo dos agricultores para investir nas lavouras, o que pode gerar impacto negativo nos volumes de produção e qualidade nos próximos anos.
Fonte: Notícias Agrícolas - Isadora Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG