sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Agricultores familiares têm oportunidade de regularizar dívidas com o Pronaf clientes com operações contratadas até o dia 30 de julho de 2012, e que estavam inadimplentes em novembro de 2011, devem procurar os bancos até o dia 28 de fevereiro


Genaro Joner
Foto: Genaro Joner / Agencia RBS
Ministério do Desenvolvimento Agrário calcula que haja cerca de 200 mil agricultores familiares inadimplentes no país
Os agricultores familiares que não conseguiram honrar o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão a chance para regularizar as dívidas. Os juros das renegociações são baixos, apenas 2% ao ano, e o prazo é de até 10 anos para pagar. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) alerta os produtores rurais que estão no vermelho para não perderem o prazo final, que é dia 28 de fevereiro.


A compra de um trator de dimensões modestas representou uma revolução na vida da família do agricultor Rivanildo Alves Pedro. Antes de adquirir a máquina, o produtor de mandioca levava uma semana para plantar um hectare, na enxada. Com o equipamento, a mesma área é plantada em apenas um dia.

– A nossa produção só fez foi dobrar, porque quando você faz o plantio manualmente é mais difícil do que com a máquina – explica ele.
O negócio só foi possível graças ao finaciamento pelo Pronaf e, justamente para continuar usufruindo das linhas de crédito do programa, Pedro assumiu o compromisso de reservar o primeiro dinheiro que entra no mês para quitar a prestação.
– Não posso ficar endividado. Levantei o primeiro dinheiro e primeira coisa vai pro banco pra cobrir a prestação, eu sempre sou assim, não deixo nada pra última hora – afirma o agricultor.

Quem não conseguiu honrar o financiamento, no entanto, tem agora a chance de regularizar a dívida. Os agricultores familiares com operações contratadas até o dia 30 de julho de 2010, e que estavam inadimplentes em novembro de 2011, têm até o final do mês para fazer a renegociação.
– O mais importante agora é que precisamos mobilizar todos os agricultores familiares do país que, por algum motivo, estão inadimplentes, ou queiram fazer a recomposição da dívida, para procurarem o banco até o dia 28 de fevereiro. O banco reunirá todos os contratos realizados antes de 2011, tanto de custeio, quanto de investimento, e recomporão isso em um único contrato com prazo de até 10 anos para o pagamento e juros de 2% ao ano – explica Alberto Borch, presidente da Contag.
Além de trazer tranquilidade às famílias que vivem no campo, a renegociação das dívidas é a oportunidade de voltar a ter acesso aos benefícios oferecidos pelo governo federal. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pelo menos 200 mil agricultores familiares estão inadimplentes.
– Todos os agricultores que, por alguma razão, deixaram de pagar algum compromisso financeiro e ficaram fora do Pronaf, acabaram perderam o juro mais baixo, o acesso ao seguro da agricultura familiar e ao programa de garantia de preço da agricultura familiar. Além disso, muitos deles precisaram buscar recursos a juros mais altos e condições menos favorecidas no mercado. Agora, todos esses agricultores podem retornar ao programa e se tornar novamente clientes – argumenta o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção do MDA, João Luiz Guadagnin.
CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG